Pesquisa personalizada

Trilho da Cidade da Calcedónia

Percurso interpretativo Cultural e Paisagístico





O trilho Cidade Calcedónia permite uma visita ao povoado fortificado
da idade do Ferro, designado Calcedónia.
Presumivelmente de ocupacao romana, este local emblemático, cujo
topónimo foi criado pela efabulacao erudita de alguns sábios do séc. XVI,
indica uma origem clássica fundada pelos argonautas.
Este percurso, de âmbito Histórico e paísagistico, desenvolve-se no
território da freguesia de Covide e apresenta um repertório histórico-
-cultural distinto, pelas suas tradicoes comunitárias e vestígios arqueológicos.


É um trilho pedestre de pequena rota que apresenta um tracado circular com uma distância real de 7 Km, um tempo médio previsto de 4 horas e constitui-se por tracados declivosos que o tornam de elevada dificuldade, por isso deve ser percorrido num passo de forma a facultar ao pedestrianista a plena fruicao, o contacto ambiental e, mais importante, a reflexao sobre este mundo de estruturas culturais e vivências milenares que , hoje, facilmente tendem a se esgotar.

Geologia e Geomorfologia

O território onde se localiza o trilho "Cidade da Calcedónia" é dominado pelo granito do Gerês, que apresenta uma textura constituída por grao médio a grosseiro.
Ao longo do trilho, o granito evidencia numerosos sistemas de fracturacao e, localmente, podem observar-se estruturas filoneanas ou simplesmente filoes, que apresentam orientacoes preferenciais nordeste-sudoeste e noroeste-sudeste, essencialmente quartzosos.
A geomorfologia é influenciada pelo ambiente granítico da regiao, com extensos e profundos vales, intercalados pelas cristas montanhosas, que resultam de interacoes entre os macicos rochosos e os agentes geomodeladores externos.
Houve, portanto, uma evidente evolucao geomorfológica, influenciada pela existencia de falhas geológicas e pelos sistemas de fracturacao graníticos.
Esta evolucao manifesta-se através dos blocos - os "Monte-ilha" -, os blocos isolados e pedunculados que contribuem para o embelezamento da paisagem, considerados verdadeiros geo-monumentos.

Fauna


Ao longo do trilho observam-se, com alguma facilidade, os anfibios, os répteis, as aves e o gado nos seus habitats naturais.
Dos anfíbios destacam-se a ra-ibérica, o sapo-parteiro, o sapo-comum ou mesmo o sapo-corredor, a salamanda-de-pintas-amarelas, o tritao-de-ventre-laranja que podem ser observados, de acordo com a época do ano, em locais de grande humidade.
Os répteis, nesta zona, têm como local privilegiados os esconderijos das pedras, devido à grande exposicao dos raios solares.
O sardao, a lagartixa-de-Bocage e o lagarto-d'água sao espécies fáceis de se avistar.
Quanto às aves podem ser observadas várias espécies, tais como, as aves de rapina, como a águia de asa redonda, o falcao peregrino e o peneireiro-vulgar, assim como pequenas aves com destaque para o cartaxo-comum, a felosa-do-mato, o pintarroxo, o rabiruivo, a cotovia-de-poupa ou a andorinha-das-rochas.
As cavidades formadas pelos amontoados graníticos sao propícias para abrigar morcegos.
Estes locais sao ainda frequentados pelo lobo, gineta, coelho, entre muitos outros.


Flora


A flora da área envolvente do trilho apresenta-se com grande variedade, expressa por espécies isoladas ou em pequenas manchas.
A coexistência desta variedade compoê uma paisagem atractiva.
No estrato arbóreo, à medida que a altitude aumenta, a vegetacao passa a exprimir-se através de exemplares isolados de pinheiros e carvalhos.
Mas, nas chas e nos locais mais húmidos a paisagem revela uma forte presenca do pilriteiro.
No sítio da Fraga da Calcedónia e espaco envolvente, os carvalhos e a pereira-brava marcam uma presenca sadia na paisagem serrana.
O estrato arbustivo e herbáceo caracteriza-se de um modo diverso e com elevado valor florístico realcando-se a urze-erica, o tojo-arnal, o tojo-molar, a torga, a violeta, o tomilho, a dedaleira, entre outras.
Por vezes nas áreas ardidas e devido à pratica pastoricia, a vegetacao mais característica desta paisagem sao a abrótega e o feto-comum.

Sem comentários: