Pesquisa personalizada

Trilho dos Currais


Percurso interpretativo Cultural e Paisagístico



O Trilho dos Currais, inserido na temática "tradicoes comunitárias", percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês.
Percorre-se ao longo de três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, constituindo um percurso de pequena rota (PR) cuja distância a percorrer é de 10 Km, sendo o grau de dificuldade médio a elevado.
Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporcionaum contacto directo com o espírito e tradicoes comunitáriaslocais, a partir da organizacao silvo-pastoril na forma de vezeira.
Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de Maio a Setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais.
Os vezeiros - proprietários do gado - acompanham durante dias ou semanas o gado, consoante o número de cabecas que possuem, transportando os utensílios para a alimentacao e estadis nas cabanas dos currais.
A manutencao destas estruturas comunitárias é assegurado anualmente.
Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam cabanas e as fontes.

Geologia e geomorfologia

A monotonia geológica materializa-se pelo granito do Gerês, muitas vezes interrompida por sistemas de filoes quartzosos, os quais, normalmente, apresentam uma orientacao aproximada de nordeste-sudoeste.
O aspecto geomorfológico geral da regiao caracterizaq-se pela existência de vertentes íngremes e linhas de água bem definidas, localizadas na encosta esquerda do vale do Rio Gerês.
A morfologia deste vale está relacionada com a existência da falha geológica que se prolonga entre o Gerês e o Lóbios.
Sobre essa falha actuaram agentes erosivos, ao longo de muitos milhoes de anos, dando origem a este pronunciado vale.

Fauna

Ao calcorrear este trilho de admiráveis paísagens naturais, observam-se os animais em pastoreio; as cabras, as vacas e os cavalos, as aves de rapina e outros animais selvagens.
As aves sao de fácil observacao e destacam-se na paisagem natural.
Desta espécie podem ser observadas a águia-de-asa-redondo, o falcao-peregrino, o peneireiro e a gralha-de-bico-vermelho.
Destaca-se, ainda, o corco, o lobo, o javali e o esquilo.
Devido aos seus hábitos mais esquivos, torna-se difícil a sua observacao, contudo deve dar-se atencao aos seus indícios - as pinhas roídas, os dejectos, as tocas, as pegadas, os vestígios de alimentacao -. que traduzem a sua presenca.

Flora

O Trilho dos Currais é rico em valores florísticos, quer ao nivel arbóreo, quer arbustico.
Na área envolvente do trilho estao representadas as espécies de resinosas: pinheiro silvestre, pinheiro bravo e o pinheiro negral.
Das folhosas destacam-se os carvalhos, o azevinho, o medronheiro, a pereira brava, o padreiro e o cornogodinho.
A sua composicao florística diversifica-se conforme a altitude e os microclimas.
À medida que se sobe em altitude as espécies de matos tornam-se dominantes.
Observam-se os tojais, a torga, carqueja e as urzes, encontrando-se em zonas de maiores altitudes, o Zimbro.

Sem comentários: